SLK 2012 tem visual totalmente novo, e chegará ao Brasil pouco após lançamento nos EUA e Europa
O projetista-chefe Gorden Wagener é sucinto quanto ao desenho do SLK: “Nossa receita para um carro esportivo é muito simples: capô longo, uma cabine que fica visualmente quase em cima do eixo traseiro e uma traseira curta e arisca.” A nova postura agressiva do SLK é dominada por uma grande estrela de três pontas abrindo caminho no meio da grade dianteira ereta, dividida por uma lâmina horizontal cromada. É o novo visual institucional da Mercedes-Benz, e ele é poderoso. Ele também é particularmente esguio – no fim das contas, ajustes no desenho e aerodinâmica do SLK baixaram o coeficiente de arrasto de 0,32 para 0,30.
Barra horizontal marca nova linguagem visual dianteira do SLK
A julgar pela rota de testes distribuída por Tenerife, a maior das Ilhas Canárias espanholas, ficamos gratos pelo novo SLK também se comportar melhor do que aquele carro efeminado de antes. A Mercedes adora as Ilhas Canárias para fazer demonstrações para a imprensa. Um dos motivos é que o sol brilhando o ano todo é praticamente garantido. A parte surpreendente é como as estradas são traiçoeiras: de retas, lisas e rápidas até sinuosas, onduladas, estreitas e assustadoras. Você tem que confiar bastante em seu equipamento para convidar hordas de pés-de-chumbo estrangeiros durante quase um mês para judiar de seu novo carro em estradas tão exigentes. Não que os engenheiros da Mercedes sofram de falta de confiança. E a confiança deles fica no lugar certo.
Um carro muito mais robusto do que seu antecessor, o SLK 2012 é baseado na nova plataforma da Classe C, então tudo de bom naquele carro também serve para o roadster. A suspensão de braços múltiplos tem dois níveis de aprimoramentos esportivos – uma suspensão rebaixada com molas e amortecedores mais rígidos, e o pacote Dynamic Handling com amortecedores variáveis controlados eletronicamente que alternam entre os modos esporte e conforto. Mesmo os mais esportivos de nós corremos para o modo conforto quando chegamos ao interior vulcânico da ilha, onde a estreita faixa de asfalto que corta o parque nacional Llano de Ucanca tinha uma qualidade picotada que nos fez procurar nervosamente por sinais de vida no terceiro maior vulcão do mundo. A mudança do modo esporte para o conforto foi imediata e perceptível.
V6 3.5 litros desenvolve 306 cavalos muito bem aproveitados no conjunto
O motor turbo de 204 cv com quatro cilindros e injeção direta, que é tão prazeroso no novo Classe C, vai chegar no SLK 250 “mais tarde”, com uma transmissão manual de seis velocidades ou com o câmbio de sete marchas do SLK 350 como opcional. Esse turbo de quatro cilindros é um segundo mais lento de 0 a 100 km/h, mas é limitado aos mesmos 250 km/h e tem um consumo urbano/rodoviário estimado 9,8/13,2 km/l contra os 8,5/12,3 km/l do V6. Ainda assim, o motor de quatro cilindros deve ser ainda mais divertido no SLK do que no Classe C. Ele é cerca de 45 kg mais leve e faz o SLK 250 parecer mais ágil, simples e fácil de conduzir nessas serras. Um novo volante com o lado inferior reto foi o instrumento de precisão perfeito com o qual comandar essa condução.
Outra boa novidade, a Mercedes desenvolveu três opções de tetos para o SLK 2012: o teto padrão pintado na mesma cor da carroceria, o panorâmico de vidro e o teto de vidro com a função Magic Sky. Ao toque de um botão, o “céu mágico” desse teto de vidro altera sua transparência. Tanto no modo claro quanto escuro, o vidro eletrocromático bloqueia os raios ultravioletas e infravermelhos. O modo escuro não apenas escurece o interior, ele também consegue deixar os componentes como apoios de braço até 10 °C mais frios.
Interior ficou ainda mais elegante, mas o espaço interno continua apertado para os mais altos
Nunca houve espaço de sobra dentro do SLK e o novo modelo não é diferente. Um passageiro de 1,85 m com pernas de 90 cm mal cabe quando o banco está todo afastado, abrindo mão de poder reclinar para ganhar um precioso espaço para as pernas. Mas os bancos são perfeitamente confortáveis e seguram bem o corpo, com apoios laterais altos e apoios para cabeça eficientes. Novos air bags para a cabeça são incorporados às portas, e as bolsas para o tórax no encosto dos assentos protegem os passageiros em colisão laterais. O Assistente de Atenção monitora motoristas sonolentos, enviando uma vibração pelo volante quando se ultrapassa a faixa delimitadora de pista.
De qualquer forma, o SLK já não tem nada de frangote. Seja na aparência, desempenho ou postura. Se você não concorda, talvez você vá querer esperar pela versão bombada AMG. A Mercedes-Benz não especifica sua data de lançamento, mas, quando ela chegar, será realmente uma excelente notícia.