UM POUCO DAS NOVIDADES SOBRE AUTOMOTORES

Thiago On


Editora Globo
Projeção acima, do leitor João Brigato, propõe como seria a releitura moderna do clássico Simca Chambord
Ele já foi até estrela de tevê – o que, convenhamos, não é algo comum entre os automóveis. Estamos falando do Simca Chambord, sedã de estilo singular que foi produzido no Brasil entre 1959 e 1967 e era o carro do inspetor Carlos (interpretado por Carlos Miranda), personagem central da série “O Vigilante Rodoviário”, exibida nos anos 60 pela tevê Tupi. O modelo é considerado o primeiro carro de luxo fabricado no país.

Mas passados 44 anos, como seria o Simca Chambord hoje? Segundo o leitor João Brigato, do blog Brigato Design, o novo Simca Chambord seria como este das fotos, bem diferente do original, num estilo mais próximo dos dias atuais. A configuração, por exemplo, é de um cupê de quatro portas, com caimento acentuado do teto na região traseira e uma linha de cintura bem elevada, que deixa as janelas estreitas.

Editora Globo
Traseira remonta o estilo rabo-de-peixe e vincos laterais carregam o nome, como no Chambord original
Ainda de acordo com o Brigato, apesar de o estilo “rabo-de-peixe” não existir mais nos dias de hoje, é possível resgatá-lo (as imagens comprovam a tese). Na reconstrução da traseira, lá estão as lanternas verticalizadas, com vincos laterais que simulam a estilosa traseira do passado. Na dianteira, os faróis arredondados também remetem ao modelo original. Já o teto é moderninho e pode ter cor diferente para contrastar com a carroceria.

Abaixo, o Simca Chambord original. O que vocês acaharam?

Caio Mattos
O Simca Chambord original, produzido entre 1959 e 1967; modelo fez sucesso na série "O Vigilante Rodoviário"
               
       
Caio Mattos
Acima, os elementos clássicos da traseira: as lanternas no estilo rabo-de-peixe e o vinco lateral com o nome